Convales realiza primeira Assembleia do ano e elege Jair Montagner como novo presidente

63

Durante Assembleia Geral, realizada dia 07 de janeiro em Arinos, o Consórcio de Saúde e Desenvolvimento dos Vales do Noroeste (Convales) prestou contas de suas ações e apresentou os projetos em andamento aos prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio. O então presidente, Donizete Antônio, fez uma explanação sobre o Convales, cuja principal função é executar políticas públicas e afirmou que o Consórcio cresceu muito graças ao engajamento dos municípios.

Donizete lembrou que as ações estão tendo grandes avanços e pediu que os prefeitos continuem demandando o Consórcio. Ele discorreu sobre os gargalos do passado que se transformaram em conquistas como a iluminação pública e o Serviço de Inspeção Municipal, entre outros, conquistados graças à união do Convales com os municípios.

Entre as várias possibilidades que o Consórcio tem para ajudar a região, Donizete citou como exemplo o problema com a gestão dos resíduos sólidos, cuja obrigação vem sendo postergada. “Este é um problema que pode ser resolvido através do Convales”, exemplificou. Finalizando, Donizete citou todos os prefeitos que participaram de sua diretoria e agradeceu a cada um pelo empenho na proveitosa gestão.

União

Todos os prefeitos que estiveram presentes a Assembleia do Convales firmaram o compromisso de marcharem juntos em prol do desenvolvimento na região Noroeste de Minas. O prefeito anfitrião, Marcílio Almeida, foi o primeiro a levantar a bandeira e afirmar que para avançar no desenvolvimento econômico e demográfico a receita é união. Oséias Cardoso, de Brasilândia de Minas, falou em somar forças e unir experiências.

“Estamos juntos com o Convales, vamos enfrentar os desafios com união”, declarou o prefeito de Riachinho, Neizon Rezende. Nelson Brito, prefeito de Dom Bosco, ressaltou a importância do Convales para o Noroeste Mineiro.  O prefeito de Natalândia, Geraldo Magela, afirmou que com união vai haver prosperidade. Dinarte Ornelas, prefeito de Formoso, disse que os gestores têm uma grande missão, mas que os desafios serão superados com união e troca de experiências. 

O prefeito Rutílio Cavalcanti, com a experiência de quem está iniciando o 5º mandato, deu uma injeção de ânimo nos demais prefeitos e pediu que pensem grande. Ele falou sobre as melhores formas de buscar recursos federais e estaduais e garantiu que o associativismo e o cooperativismo são a solução para os problemas da região. Manoel Lima, prefeito de Bonfinópolis de Minas, também falou em união e declarou que o desenvolvimento precisa chegar para toda a região.

O vice-prefeito de Buritis, Rufino Folador, reforçou que a união entre os gestores é o caminho para o fortalecimento e o desenvolvimento regional. “Se nos unirmos, venceremos, se dispersarmos perderemos”, resumiu Eldson Amorim, prefeito de Cabeceira Grande. Último a fazer uso da palavra, o prefeito de Paracatu, Igor Santos, lembrou que pertence à turma dos novatos e quer aprender com os demais.

Novo presidente

O prefeito reeleito de Chapada Gaúcha é o novo presidente do Consórcio de Saúde e Desenvolvimento dos Vales do Noroeste de Minas, o Convales. A eleição se deu por aclamação durante a Assembleia Geral realizada na Câmara de Arinos. Jair Montagner, que foi vice-presidente da gestão anterior, afirmou que dará continuidade às ações e projetos do Convales, além de incrementá-los ainda mais.

“O desafio é grande, mas a vontade de trabalhar é muito maior”, declarou o novo presidente do Consórcio. Ele falou também da importância da troca de experiências entre os prefeitos para que todos os municípios cresçam juntos. Montagner destacou que o Convales e a Amnor são instituições que podem auxiliar, e muito, os municípios da região Noroeste.

Vice

Jair Montagner terá como vice-presidente a prefeita de Uruana de Minas, que assumiu o 3º mandato em seu município. Experiente, Tânia Menezes lembrou a criação do consórcio, há mais de 20 anos, e destacou que o mesmo foi criado pela necessidade de ter uma entidade forte que ajudasse os municípios. Ela também pregou a união e conclamou: “Quem está chegando, que traga ideias novas, e nós que já estamos há mais tempo, precisamos inovar”.

Sucesso

O então presidente do Convales, Donizete Antônio, desejou sucesso e lembrou que assumir a presidência do Consórcio é uma doação que o prefeito faz a região, tendo em vista que se trata de um cargo sem remuneração, mas com as mesmas responsabilidades de um prefeito. O prefeito de Arinos, Marcílio Almeida, parabenizou os gestores pelo engajamento na causa pública e, na condição de anfitrião, ofereceu um mimo da Copabase, uma cooperativa da agricultura familiar do município.

Reportagem: Rubens Martins
Fonte: Portal Unaí