Unaí 76 anos: homenagem a servidores aposentados com corte de bolo marcam início de comemorações

69

Por Ricardo Ribas

A parte oficial das atividades comemorativas do aniversário de 76 anos de emancipação político-administrativa de Unaí foi realizada na manhã dessa quarta-feira, 15 de janeiro, no Palácio Rural do Parque de Exposições, onde o prefeito José Gomes Branquinho e o vice, Waldir Novais, receberam autoridades e população. O destaque da solenidade foi a entrega de certificado de Reconhecimento Público aos servidores municipais aposentados em 2019 e o bolo de 76 quilos. A Banda Municipal Lira Capim Branco abrilhantou o evento, tocando músicas do cancioneiro nacional/internacional e executando o Hino Nacional Brasileiro e o Hino Municipal de Unaí. A guarda-mirim do Cepasa também foi presença de destaque.

Pronunciamentos

O prefeito José Gomes Branquinho saudou as famílias presentes, fez uma saudação especial às famílias dos prefeitos e vice-prefeitos de Unaí, citando nominalmente um por um, elogiou as instituições, órgãos públicos, cooperativas, empresas e entidades do segmento econômico da cidade, destacou a imprensa que trabalha com “agenda positiva” e constatou que Unaí é definitivamente a cidade-polo do Noroeste de Minas, para onde converge a maior parte das demandas da região.

“Unaí é extraordinário. Aqui temos a produção de alta tecnologia, de grandes produtores que nos colocam na prateleira de cima como o maior produtor rural do Estado de Minas Gerais. Temos mais de 6.000 famílias atuando no segmento da agricultura familiar. Nosso município é quase um estado, somos 39% do estado de Sergipe em extensão territorial e somos, em tamanho, um Distrito Federal e meio. Unaí é formado por uma gente que trabalha tanto e acolhe muito bem. Somos uma sociedade solidária e hospitaleira, que acolhe quem chega”, discursou Branquinho.

Coordenadora-geral das atividades comemorativas do aniversário de Unaí, a secretária municipal Luciana Navarro (Cultura e Turismo) afirmou ser um momento de muita alegria poder participar das celebrações. “É um sentimento de gratidão a todos que colaboraram para a realização da festa. Tenho muito orgulho de morar na cidade e ser cidadã de Unaí há 35 anos”. O presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo César Rodrigues, destacou Unaí como “cidade próspera, em crescimento e com grande calor humano para receber quem chega”. O vereador aproveitou para “louvar” os que aqui chegam e se estabelecem, a fim de morar, trabalhar e criar suas famílias.

Aposentados

A Prefeitura e o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Unaí (Unaprev) aproveitaram a ocasião para homenagear os servidores aposentados em 2019, concedendo-lhes um certificado de Reconhecimento Público. Quinze receberam a homenagem das mãos do prefeito Branquinho, do vice Waldir, da primeira-dama Neuzani, da diretora-presidente do Unaprev, Márcia de Oliveira, e do presidente do Conselho Administrativo do instituto, Thyago de Souza Lima.

Durante seu pronunciamento, o prefeito Branquinho fez menção aos aposentados que deram sua contribuição, prestaram serviço à população e, hoje, “merecidamente” podem gozar de sua aposentadoria. “Vocês cuidam muito bem dessa instituição, que cuida muito bem dos que trabalharam e agora estão tendo o descanso merecido”.

A diretora-presidente do Unaprev também parabenizou, publicamente, os aposentados em 2019: “Independentemente do cargo que exerceram, prestaram um serviço de grande relevância para a comunidade. E é muito bom saber que vocês concluíram a etapa de vocês”, afirmou Márcia de Oliveira.

Atrações

As festividades comemorativas do aniversário da cidade, porém, estiveram para muito além da parte oficial. Houve forró para a “melhor idade”, apresentações artísticas, shows musicais com músicos da região, brinquedos para a criançada, distribuição de pipoca, algodão doce e geladinhos, além de culto evangélico e missa.

As atividades continuam neste domingo (19/1), com muita competição esportiva: estão previstas corrida de kart, disputa de mountain bike speed e provas de atletismo. O palco será a avenida Governador Valadares.

Ascom Prefeitura de Unaí