Prefeitura de Bonfinópolis anuncia medidas contra a disseminação do coronavírus

46

A Prefeitura de Bonfinópolis de Minas vai suspender as aulas na rede pública de ensino municipal por tempo indeterminado, em decorrência da pandemia de coronavírus

O prefeito Donizete Antônio dos Santos determinou várias medidas de prevenção à pandemia do coronavírus (covid-19) com o objetivo de evitar a disseminação da doença na cidade que até o momento não tem nenhum caso registrado. As medidas  de caráter preventivo serão divulgadas por decreto, algumas recomendações foram anunciadas pelo prefeito na rádio local durante a manhã dessa terça-feira.

São orientações e medidas com embasamento sanitário cujo foco é evitar ao máximo aglomerações de pessoas e consequentemente a possibilidade de propagação do Coronavírus.

  • As aulas estarão suspensas em todas as escolas municipais a partir da próxima quarta-feira (18 de março), por tempo indeterminado para retorno. 
  • A partir de quarta-feira (18), estão suspensos todos os eventos públicos agendados pelos órgãos ou entidades municipais.
  • O Município suspendeu as viagens de servidores municipais a serviço do Município de Bonfinópolis, inclusive do setor da saúde responsável por transportar pacientes para realização de exame e consultas em outras cidades.
  • Os servidores públicos de saúde que atuam nas campanhas de vacinação feitas pela Secretaria de Saúde do Município, passarão a atender com máscaras, para dar mais proteção aos profissionais que atendem os pacientes de forma direta.
  • A campanha nacional de vacinação contra a gripe (Influenza) será antecipada neste ano por causa da pandemia do coronavírus.

As etapas da campanha serão:

1ª fase – a partir de 23/03: idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde;

2ª fase – a partir de 16/04: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

3ª fase – a partir de 09/05: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade. O prefeito recomendou em pronunciamento na rádio Líder FM,  que as pessoas evitem transitar pela cidade de forma desnecessária e fiquem mais em casa, e que evitem o contato físico.
Destacou ainda a importância  de intensificar medidas básicas de higiene como: lavar as mãos com água e sabão, e o uso do álcool gel (70%).

Fonte: Portal Bonfinópolis