Prefeitura de João Pinheiro realiza reunião de alinhamento contra o coronavírus

0
28

Restrições para realização de festas e viagens deverão ser aplicadas pela Prefeitura

Com o objetivo de alinhar as orientações sobre o enfrentamento do coronavírus na região, a Prefeitura de João Pinheiro realizou nesta última quinta-feira a (11) uma reunião no auditório da Faculdade Cidade de João Pinheiro (FCJP). A reunião contou com a participação de 60 profissionais da saúde da cidade.

Os assuntos abordados foram: situação epidemiológica no mundo, Brasil e Minas Gerais; a importância da vigilância epidemiológica, notificação, investigação, coleta e transporte de amostras; a clínica e o tratamento do COVID- 19; medidas de precaução; ações integradas para enfrentamento da COVID – 19 na Atenção Primária e Vigilância Epidemiológica fluxograma assistencial.

Para o Diretor Clínico da UPA, Lucas Alves Pacheco, a preparação para enfrentar a epidemia na região Noroeste de Minas Gerais é mais que necessário. “O Covid-19 é uma síndrome gripal, bem semelhante com as síndromes que a gente já tem o hábito de atender. Ela pode ser leve ou moderada, e em casos mais raros, causa uma sintomatologia mais grave”, disse.

O Secretário de Saúde de João Pinheiro, Gilberto Andrade, disse que o município está preocupado com a pandemia e afirma que todos os preparativos para o enfrentamento do vírus estão sendo feitos com responsabilidade, e que mais reuniões como a desta última quinta-feira devem acontecer.

“Evidentemente não estamos preparados assim como o mundo todo. Estamos fazendo hoje o alinhamento, informando aos nossos profissionais de saúde a maneira correta de atender, assim como é preconizado pela OMS. Tivemos a primeira reunião hoje e muitas outras virão. Estamos tendo apoio da coordenadora da atenção primária de Patos de Minas, que faz parte do quadro municipal e seguindo a orientação do Ministério da Saúde”, disse.

O Prefeito de João Pinheiro, Edinho, contou que a conscientização está sendo feita e o risco de uma pandemia é inevitável. “Ninguém está preparado para isso, mas João Pinheiro está se equipando e se alinhando para um possível enfrentamento contra o coronavírus. Deus queira que não, mas essa preparação é necessária”, disse.

Algumas restrições para realização de festas, viagens e visitas deverão ser aplicadas no município.

“Cuidado redobrado: a Prefeitura tomará algumas medidas para as festas, visitas, viagens, inclusive as internas. Estamos conversando com as escolinhas de futebol para não irem para outras cidades, as associações de Folia de Reis. Conversamos com alguns promotores de festas, que tenha a possibilidade de ser suspensa as festas principalmente nesse período, estamos aguardando orientação do estado para isso”, disse o prefeito.

Até o momento, nenhum caso suspeito de coronavírus foi registrado em João Pinheiro.

Fonte: JP Agora