PRF apreende inseticida falsificado que seria entregue em Unaí-MG

188

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 60 quilos de inseticida falsificados. A apreensão ocorreu nessa quinta-feira, 08/10, no km 413 da BR 365, em Patos de Minas-MG. Em fiscalização a uma caminhonete FIAT Strada emplacada em Franca/SP, um homem de 41 anos foi detido ao ser flagrado transportando o produto falsificado.
Os pacotes tinham rótulo de Inseticidas de nome “Evidence”, fabricado pela empresa Bayer. Porém em contato com o fabricante, foi confirmado indícios de falsificação.

Questionado sobre a procedência do produto, o condutor informou que teria sido contratado por uma empresa de Ribeirão Preto-SP, para transportar o produto até Unaí-MG, onde entregaria no endereço do destinatário. Em consulta aos sistemas, foi verificado que o condutor já possui registrado duas ocorrências por fato semelhante.
Ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil de Patos de Minas para enquadramentos em substâncias nocivas à saúde pública e comercializar produto patenteado sem autorização do titular da patente.

Produto

Segundo a Bayer, o Evidence é um inseticida sistêmico do grupo químico dos neonicotinoides, indicado para o controle de diversas pragas nas culturas do abacaxi, abóbora, abobrinha, alface, almeirão, algodão, alho, batata, berinjela, brócolis, cebola, chicória, berinjela, jiló, cana-de-açúcar, couve, couve-flor, entre outros. No mercado, as caixas com 6 sachês com 30 gramas cada estão avaliadas em torno de R$120,00. Se fosse verdadeira, a carga teria um valor aproximado de R$40 mil.