PM prende homens por falsidade ideológica vendendo cursos EAD falsos em Chapada Gaúcha

7

Em Chapada Gaúcha, a Polícia Militar prendeu dois homens e apreendeu materiais ilícitos. A ocorrência foi registrada no dia 10 de novembro de 2021, no centro da cidade. Os policiais militares receberam uma denúncia anônima, que próximo a uma lanchonete na Avenida Getúlio Vargas, dois homens estavam oferecendo matrículas para cursos técnicos na modalidade EAD e que poderia ser um golpe.  

No local, foram abordados dois homens de 18 anos e 32 anos, supostos representantes de instituições de ensino Escolas Técnicas Águias do Amanhã e CPAM Treinamentos.  Após consulta através do site do Ministério da Educação (MEC), sobre as instituições que estariam disponibilizando os cursos, os policiais constataram a fraude. Apenas a Escola Águias do Amanhã possuía registro, mas para ministrar um único curso de Auxiliar de Enfermagem na modalidade presencial e na cidade de Pederneiros/SP.

Ao aderir aos cursos, os candidatos ficavam obrigados a adquirir o material didático por cerca de R$2.000 e a senha de acesso ao curso só seria liberada após o pagamento da quarta parcela do material. Com a intervenção da Policia Militar, não houve nenhuma pessoa ludibriada na cidade. Aos policiais, os homens relataram que visitaram as cidades de Lagoa Grande, Riachinho e Formoso onde várias pessoas fizeram as inscrições e os pagamentos.  Os dois foram presos e conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil com o material apreendido.